Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /var/www/html/conexaeventos.com.br/web/new/config/dbconexaeventos.php on line 2
 Conexa Eventos    

17/03/2016

O que o Marco Legal da Primeira Infância representa para a Educação Infantil

O marco é mais uma esperança de ampliação e valorização dos profissionais de Educação Infantil.

No dia 8 de março, a presidência da República sancionou o Marco Legal da Primeira Infância (PL 6.998/2013). O que isso importa? Bom, esse documento faz importantes considerações sobre o cuidado e a Educação de crianças de 0 a 6 anos, prevendo ações que garantam o desenvolvimento integral dos pequenos.

Infelizmente, o destaque nas mídias foi apenas a ampliação de 5 para 20 dias da licença paternidade, o que é, sem dúvidas, muito necessário. No entanto, a cobertura dos veículos deixou de abordar a ênfase dada a políticas públicas na Educação Infantil e ao reconhecimento das aprendizagens nesse período da vida como fundamentais.

Sempre foi muito claro para quem atua nessa etapa da Educação Básica o quanto é essencial um trabalho pedagógico que promova a construção da autonomia, a interação entre as crianças, entre a criança e um adulto e entre a criança e os espaços. Sempre nos preocupamos em construir muitas propostas com objetivos específicos de aprendizagens desde os primeiros meses de vida. Por isso, é muito gratificante ver que esse marco aborda a primeira infância com seriedade e bases fundamentadas.

O que mais chamou minha atenção nesse documento (você pode lê-lo aqui) foi a explicitação clara e com crescente profundidade do que é infância, primeira infância e desenvolvimento infantil. Para quem trabalha na Educação Infantil, esses conhecimentos são obrigatórios. Além disso, foram defendidos pontos como a escuta da criança, o acolhimento por meio de suas diferentes linguagens e ações pensadas para atender suas necessidades.

Outro aspecto abordado muito bacana foi o papel da escola no desenvolvimento Infantil. Já na justificação do projeto, entendeu-se que a experiência da Educação Infantil, estruturada por profissionais qualificados, é importante para prosseguir os estudos nas etapas seguintes da Educação Básica. Isso porque é amplamente divulgado pelas pesquisas científicas da neurociência que a formação das sinapses neurais nos primeiros anos de vida são estruturantes e altamente definidoras da formação do cérebro (saiba mais aqui). Inclusive, se você quiser ir mais a fundo no assunto, vale a pena consultar a publicação da UNESCO chamada Bases Sólidas: educação e cuidado na primeira infância (você pode acessá-laaqui).

Para nós, que atuamos e defendemos há muitos anos a importância de creches e escolas para todas as crianças a partir de 0 ano, com pessoas capacitadas e cuja formação continuada seja consistente, esse marco é mais uma esperança de ampliação e valorização dos profissionais de Educação Infantil.  Penso que devemos comemorar e ao mesmo tempo em que cobramos o governo que as propostas sejam realmente implementadas e que também se aumente os investimentos na etapa.

 

Fonte:  Gestão Escolar



Desde 2004 a Conexa Eventos realiza congressos, seminários, simpósios e feiras de negócios em várias regiões do país. Com foco na capacitação, formação e atualização educacional de profissionais de diversos segmentos, a Conexa é uma das principais empresas do setor no cenário brasileiro.

(31) 3225-7678

conexa@conexaeventos.com.br